quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A mais recente montagem do PY2DJW - Amer

                                                         O   MINIMALISTA .
Um transmissorzinho com o mínimo de complicações para render o máximo de eficiência.

                                                                                                                Amer J. Feres, PY2DJW.
                                                                                                                   py2djw@gmail.com

          Estamos  vivendo uma  época  de grandes  evoluções  nos equipamentos  para radioamadores. As tecnologias do estado sólido e da era digital vieram para ficar. E há dezenas de colegas projetistas e montadores demonstrando  suas maravilhosas criações. Colegas esses que eu admiro e a quem rendo minhas homenagens.
        Mas há ainda, e sempre haverá, os “old timers”, saudosistas  e também os principiantes em montagens, sem muito conhecimento e com dificuldades para adquirir peças que, muitas das vezes, terão que ser importadas. E para esses, nada melhor que uma montagem à moda antiga com a rica sucatinha caseira sempre à mão ou facilmente adquirivel.
       É para esses que ofereço uma opção muito simples, agradável de ser fabricada em casa e, que sem dúvida, lhes proporcionará grandes satisfações: um transmissorzinho pequeno  (o protótipo foi montado sobre um chassis de 23 X 15 cm) com um mínimo da circuitos e muito poucas peças e ainda, sem grandes ajustes a fazer. Como sempre, a fonte foi montada em um pequeno chassis separado (por várias razões que facilmente se justificam):   foi feito um oscilador a cristal para simplificar o projeto (se bem que há previsão para a entrada de um VFO externo); foram usadas somente três válvulas: uma 6BA6 como osciladora a cristal, uma 6AQ5 como “buffer” e  uma válvula de saída que fica à escolha do montador, mas que no protótipo foi a excelente valvulinha “compactron” 6GV5.  Se achar que terá dificuldade em montar o transmissor num chassis tão pequeno, use um  maior para que possa ter mais “larguesa” na colocação das peças.

       Seguem algumas fotos da montagem, a título de sugestão  para a distribuição das peças e também os esquemas elétricos das diversas partes: do excitador, da saída de RF, do modulador (que é transistorizado) e, finalmente da fonte de  alimentação. O transmissor foi feito somente para 40 metros, mas poderá ser montado para 80 metros, adaptando-se as bobinas e até mesmo para as duas faixas, 80 e 40 metros, com a possibilidade de ser por troca de bobinas de encaixe ou de chaveamento.









*** --- ***


























2 comentários:

  1. quem sabe, sabe !show de bola. parabens !

    ResponderExcluir
  2. EU ESTOU DE POSSE DE UM DESTES MONTADO PELO eMMER QUE FOI RECENTEMENTE ADQUERIDO DO NOSSO AMIGO ROBERTO ,PY2RV DE AMERICANA ,AO QUAL ESTOU FASENTO ALGUNS ADITAMENTOS ,VFO, TRANSISTORISADO CÓPIA DO DELTA 12O ,CHOQUE NA ENTRADA DE AUDIO ETC...
    TRIJILLIO .

    ResponderExcluir