quinta-feira, 9 de julho de 2015

O Alligator, um novo TX do PY2DJW

                                    O   “ALLIGATOR”   - transmissor para 40 metros.

                                                                                                              Amer J. Feres, PY2DJW.
                                                                                                                 py2djw@gmail.com


     Lá pelos idos de 1990  construí  alguns  transmissores  transistorizados para 12 volts  e publiquei na então (saudosa)  ANTENNA-ELETRÔNICA POPULAR  a etapa excitadora que eu utilizava para esses transmissores. Muito simples, somente com dois transistores facilmente encontráveis, tudo com componentes discretos,   sem  a  necessidade de grandes  ajustes e suficiente para “tocar” uma etapa de saída de boa potência.  Chamei-a de “TARUÍRA” pelo seu pequeno  tamanho (“taruíra”  é no nordeste o que aqui conhecemos como “lagartixa”).  
    
Depois de tanto tempo  voltamos a lidar com esse “bichinho”, mas desta vez excitando um mosfet  IRFP450 (ou similar) trabalhando em classe E com 50 volts de dreno (ou mais se você quiser “esquentar”   o  “treco”). Conseguem-se cerca de 100 watts de saída com facilidade. Você decide qual será a sua maneira de modulá-lo.  Eu utilizo o já tradicional modulador a transformador com dois  TIP35C, encontrado em todos os meus projetos.  Como a potência de saída  cresceu muito,  para fazer  companhia à lagartixa  ele  se  chamou  o  “LAGARTÃO” – ALLIGATOR . 
    
A fonte foi construída a partir de um transformador com secundário de 18 + 18 volts (uns  6 a 8 Ampères).  A retificação em ponte, de ponta a ponta (36 volts), fornece 50 volts.   Do “center tap” tiram-se os 25 volts para os transistores de modulação e também para tocar os relês (que são todos de bobinas de 24 volts).  Desses 25 volts,   através de  um  CI regulador  7812  (ou 7815) seguido  de um 3055  conseguem-se  os 12 (ou 13,8) volts   regulados  e estabilizados para o VFO e o pré de áudio. 
   
Os testes foram feitos com montagem “ponto a ponto” sobre uma tábua. Seguem fotos de como ficou este primeiro ensaio.   Mas meu amigo e colega Delson (PY2DEM)  desenhou  e  encomendou   em uma firma as placas para montagem em uma única face da placa para toda a parte de RF do transmissor, que ficaram ótimas e oferecem uma enorme facilidade para o montador. O Delson poderá lhe disponibilizar esta(s) placa(s)  -  py2dem@ig.com.br  .
   

Mãos à obra  e feliz “lagartagem” para você ! 




A PLACA DO ESTÁGIO DE RF




FOTOS DA MONTAGEM NA TÁBUA !!!!!!!







                                                                           

Um comentário: