quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Talvez o Radioamador mais antigo em plena atividade.

Ai está o nosso amigo  PY2JL - Magalhães



Nasceu em Guaratinguetá, em 07 de junho de 1925. Filho de Carneiro Magalhães e Maria Moreira Magalhães, Ambos de Guaratinguetá.
O Luiz Magalhães estudou na Escola Normal, hoje Instituto de Educação “Conselheiro Rodrigues Alves”, onde concluiu a quarta serie de curso ginasial, destacou-se como corneteiro mor desse estabelecimento.

Estudou na Escola do Comercio, anexa ao Ginásio Nogueira da Gama, tendo concluído esse curso em 1946, também como um dos primeiros alunos. Nesta época tinha de trabalhar para manter seus estudos, tomando conta de internatos desse ginásio e designado pelo Professor Breno Viana Diretor da Escola, exerceu o cargo de professor de educação física, neste mesmo período foi instrutor do CIP-2-40 (Centro de Instrução pré Militar) do Instituto de Educação “Conselheiro Rodrigues Alves”, por um ano e dois meses na época da segunda guerra mundial, foi nomeado pelo governador do estado conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 19 de janeiro de1944, preparação esta obrigatória pelo governo federal, por ocasião da segunda guerra mundial.

Essa nomeação teve em vista o fato do Luiz Magalhães ter sido ter sido auxiliar direto do comandante do Tiro de Guerra (TG-103)-1º Sargento José de Assis Horta do Batalhão do Exercito sediado na cidade vizinha de Lorena, por ocasião de sua prestação do serviço militar turma 1941 a 42.

No Tiro de Guerra foi instrutor inclusive de alguns atiradores (como eram esses considerados) e que futuramente chegaram a Coronéis tanto do Exercito Brasileiro e da polícia Militar do Estado de São Paulo, (Cel. Ney Mozart Evangelesta, Cláudio de Moura Abreu, José de Almeia, José Pisane e o Osmar Vilela esse ultimo reformado como Capitão)

No Curso Pré Militar ( já mencionado), foi o primeiro instrutor do General de Divisão Yvens Ely Monteiro Marcondes, quando então na época exercia o comando de 3ª Região Militar no Rio Grande do Sul e do General do Exercito (4 estrelas) Paulo de Aquino, que quando se reformou comandava a Região Sudeste do Brasil.

Na vida religiosa, foi da Cruzada Eucarística, Congregação Mariana e Coroinha durante muitos anos, na Igreja Matriz de Santo Antonio de Guaratinguetá, onde foi acompanhante assíduo do então Vigário “Padre Morais” (D. Antonio de Almeida Morais Junior) do qual eram bons amigos.

Nomeado para a Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, em 24 de fevereiro de 1948, no cargo de Exator, iniciou carreira na Fazenda do Estado, na Coletoria Estadual da cidade de Pindamonhangaba.
No final de 1949, por designação superior, passou a exercer as funções fiscais, no Posto Fiscal do Estado da cidade de Mogi das Cruzes (ESP).

No dia 4 de Junho de 1950, contraiu matrimonio, nessa cidade de Mogi das Cruzes, com NAIR DA SILVA MAGALHÃES, com a qual tiveram três filhos, hoje todos formados em engenharia foram sempre de comportamento exemplares.

Em 1951 conforme lei Estadual passou para Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, tendo sido transferido para outras cidades do Vale do Paraíba, tendo prestado serviço em Caçapava, são José dos Campos, Aparecida do Norte, Guaratinguetá etc., tendo inclusive exercido cargos de chefia de até de inspetoria nos anos de 1957 a 1962.
Trabalhou na inspetoria Fiscal de Mogi das Cruzes, em cujo período ocupou o cargo de chefia.

Em 1962 retornou para terra natal Guaratinguetá, aposentando-se nessa função de Agente Fiscal de Rendas, Seg. Fazenda em 1979.

NO RADIOAMADORISMO

LUIZ MAGALHÃES - PY2JL. Ingressou na Labre, em 23 de agosto de 1945 e prefixado no dia 30 de novembro de 1945, com o atual indicativo PY2JL tendo prestado exame para isso, o qual na época era feito no Departamento de Correios e Telégrafos.

Por motivo de mudanças de cidades que morou, transferência de QTH de operação , tendo tido inicio na cidade de Guaratinguetá em 1945, foi para Mogi das Cruzes , onde operou de 1949 a 1951 e depois de 1957 até 1962 entre 51 a 57 em Caçapava e São José dos Campos. Retornado para Guaratinguetá, até a presente data.

No inicio da década de 40, quando então ainda não era prefixado, já conhecendo na época o grande mestre do Rádio PY2MA Humberto Molica (já falecido), passou a acompanhá-lo nas suas experiências e montagens de aparelhos, o que facilitou a aprendizagem técnica e o começo de sua vida radioamadoristica, que possibilitou a montar o seu 1º transmissor de uma válvula 6L6 por outra.

Em 1945 operando inicialmente em 80 metros e na recepção, um pequeno rádio RCA “Rabo Quente”, fez o seu primeiro QSO, e desde então o Magalhães vem dedicando cada vez mais ao rádio.

Montou para uso próprio uns 20 transmissores de AM, participou ativamente, com todo o seu tempo disponível, ficando conhecedor dos locais e colegas de quase todo o Brasil e até mesmo de alguns QAPS internacionais, tendo participado inclusive da Rede de Emergência Argentina, o que possibilitou ter sido o primeiro Radioamador no Brasil, fornecer dados sobre rodadas os quais possivelmente ainda na década de 40, os forneceu ao “YOKANAN” que operava na cidade de Fraternidade Universal, no Planalto Goiano e que diziam que o mesmo era ou teria sido piloto do Presidente Dr. Getulio Vargas, tendo esse colega mandado publicar no seu jornalzinho essa relação.

Desde então as relações de rodadas de todo país publicadas de lá para cá inclusive na Eletrônica Popular de 1967 e anos depois no QTC – Bandeirante da Labre São Paulo, teve a sua exclusividade.

Devido à falta de comunicação que havia antigamente, o Magalhães serviu infinitamente aos seus colegas de rádio, como também a sua própria cidade, passando notícias que eram solicitados a ele.
Motivo pelo qual foi agraciado com muitos diplomas, troféus e medalhas, inclusive da EEA de Guaratinguetá, que recebeu em 1974 no dia da Semana da Asa, perante toda a tropa, pelos serviços que vinha prestando a militares da EEA.
Hoje com a facilidade de comunicação, inclusive o “CELULAR”, isto para ele é mais uma distração, da qual continua participando ativamente. “Tudo isso foi muito Gratificante”, Diz Magalhães! Pois alem de ter prestado muito serviço a coletividade, sempre tem sido agraciado , com a grande amizade dos seus colegas e amigos, que tem feito em todos tempos.
2009 o Magalhães completa 84 anos de idade e 64 anos de Radioamador, sendo talvez “em atividade”, o mais antigo do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário