terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

 RÁDIO GALENA

Antigamente, no nascer da radio recepção, lá pelos anos 1916, se usavam os famosos rádios de galena.

É um equipamento que utiliza a própria energia dos transmissores, em forma de ondas de radio, para o dispositivo funcionar. Isso mesmo, não requer pilhas, ou qualquer tipo de alimentação elétrica.

Na detecção do áudio, usa um diodo que a própria natureza produz, é uma pedrinha cristalina, com propriedades semicondutora, que se chama popularmente de galena, por isso o nome de RADIO-GALENA.

O colega PY2RMS, Romeu, consegue construi-lo usando materiais do dia-dia.

Uma verdadeira obra de arte. 

Com a palavra o PY2RMS:


"Eu gosto de usar sucatas para várias coisas e os galenas não podiam ficar de fora.
Você viu que usei dobradiças de latão para fazer a haste do bigode de gato que encosta no galena.
Já usei parafusos de privada também. Os parafusos dos contatos eu gosto de tirar daqueles suportes de fios de telefone que fica no poste ou na parede da casa ( uma caixinha preta que tem 4 parafusos) Eles são bons porque são de latão, mas eu passo uma escova de aço para tirar a cor branca e ficar amarelo.
Os fones, como são de alta impedância, eu uso aquelas capsulas piezzo, antigamente vinham até nos cartões musicais de Natal, Lembra? Elas são bem sensíveis. quando são pequenas eu faço daquele que usa só em um ouvido, quando são maiores eu coloco nos fones, mas eles tem que ter a aparência de antigo.Todas as peças de latão sempre são úteis, até torneiras velhas. Só os pés da base que eu compro porque são bonitos. As bobinas eu enrolo em tubos de papelão, daqueles que se usam para enrolar tecidos. Ainda tenho um pouco de pedras de galena, que dá para fazer alguns."




































Agora vemos ele funcionando: